segunda-feira, fevereiro 28, 2005

'Bloggers' procuram protecção

Na habitual secção Internet da revista Única (Expresso) desta semana (ver) destacam-se várias iniciativas relacionadas com os 'bloggers'. Sublinho duas:

1. A passada terça-feira, dia 22, foi o «dia de liberdade para Mojtaba e Arash» na blogosfera. Milhares de «bloggers» participaram numa acção destinada a chamar a atenção internacional - e exercer uma forma de pressão - para o facto de dois «bloggers» terem sido presos pelas autoridades do Irão por terem simplesmente denunciado outras prisões. Arash Sigarchi é um jornalista iraniano preso a 17 de Janeiro e Mojtaba Saminejad um cidadão preso em Novembro, ambos por publicarem em blogues notícias de prisões de outros jornalistas e cidadãos no Irão. Neste país, os blogues têm sido fundamentais para os dissidentes do regime se manifestarem livremente, mas o Governo iraniano retaliou e já prendeu dezenas de «bloggers», alguns dos quais foram torturados ou confinados à solitária, como tem sido largamente noticiado no mundo ocidental.

2. Os Repórteres Sem Fronteiras propuseram cinco recomendações esta semana em Genebra, na reunião preparatória da Cimeira Mundial para a Sociedade da Informação que decorrerá na Tunísia no final deste ano, na tentativa de estabelecer uma aproximação formal entre «blogger» e jornalista. Das cinco recomendações destaco a última:
Os editores das publicações «online», incluindo «bloggers» e aqueles que dirigem «sites» pessoais, têm de gozar da mesma protecção e consideração que os jornalistas profissionais uma vez que, como estes, exercitam uma liberdade fundamental, a liberdade de expressão.