quinta-feira, março 17, 2005

Interactividade: A grande promessa do Jornalismo Online


É ponto assente que a Internet trouxe uma nova forma de fazer jornalismo. Hoje a preocupação com a escrita jornalística em Internet já é alvo de muitos estudos. O facto é que este novo meio de veicular a informação abriu uma grande porta ao mundo da comunicação. A actualização é permanente, a interactividade é uma constante e o mundo encontra-se à distância de um clique. Muitos anunciam o fim do tradicional jornalismo, outros dizem que é apenas uma nova e mais sofisticada forma de fazer chegar a informação mais rápido. A crescente preocupação com esta nova realidade fez com que se aperfeiçoassem e estudasse novas formas de redacção das notícias. A deontologia e o profissionalismo são postos em causa embora Elisabete Barbosa (professora na Universidade do Minho) a veja apenas como uma nova forma de se investigar e construir uma notícia. Em fim, as teorias vão-se acumulando. A Internet quebrou sem dúvida fronteiras em que a interactividade é apontada como uma das características mais promissoras que distingue este media dos outros., permitindo que os, antes leitores, se transformem em fontes de informação numa constante inversão de papéis.
Já agora fica aqui uma sugestão: o livro-reportagem "Webjornalismo – Uma reportagem sobre a prática do Jornalismo Online" dos jornalistas e pesquisadores da web Luciano I. Pereira, Rafael R. Silva, e Reinaldo Marangoni, Boa leitura!

Natércia Cordeiro

1 Comments:

At 17/3/05 9:40 da tarde, Blogger Osvik said...

Já há projectos que vão mais além da interactividade no sentido da escrita cooperativa. A interactividade já existia antes da internet, nas cartas ao director e nas notas de imprensa.

No modelo de escrita cooperativa, os antes leitores são agora utilizadores que colaboram (como iguais) na pesquisa, redação, revisão e até defenição do que deve ser um determinado orgão de comunicação social.

Ver o Wikinotícias (Português):
http://pt.wikinews.org
ou seja "Wikinews" (Inglês)
http://en.wikinews.org

 

Enviar um comentário

<< Home