segunda-feira, março 28, 2005

Interactividade http://english.aljazeera.net

Sendo conhecida como a CNN do Médio Oriente, a Aljazeera sediada no Qatar oferece-nos uma visão das notícias segundo um prisma cultural diferente daquele a que estamos habituados. No entanto, a sua versão Inglesa apresenta mostra-nos uma óbvia apresentação Ocidental, para o nosso entendimento, das notícias e a apresentação das mesmas.
Tal como as suas congéneres ocidentais podemos encontrar publicidades sobre algumas actividades da Aljazeera (Aljazeera TV Production Festival) e de empresas privadas (Qatar Airlines). A utilização de inquéritos de opinião na forma de “Polls” é o primeiro sinal de interactividade com os internautas.
As notícias são divididas em várias secções:
News, Economy, Culture, Sci-Tech, Special Reports, Weather e Polls. Desta forma é permitido aos internautas seleccionarem as áreas do seu interesse a visitar, caso não tenham sido chamados à atenção pelas “Top News” apresentadas no centro da página.
Ao carregar em qualquer notícia são-nos oferecidas mais hiperligações cuja temática está associada à notícia em causa. É possível reenviar a notícia para um e-mail à nossa escolha, imprimi-la ou mesmo comentar o artigo através de um formulário que nos permite comunicar com o jornalista responsável. No entanto, não existem fóruns temáticos ou gerais, nos quais seja permitido trocar opiniões com os jornalistas e outros internautas.
Outro ponto em que a Interactividade não é aproveitada no seu melhor nível é notado através da ausência de Gráficos, animações em Flash ou vídeos. As fotografias são o único meio visual oferecido ao visitante.
A ligação entre os internautas e jornalistas é acessível através de um formulário cujos destinatários são a Aljazeera.net team, Marketing e Webmaster. (Your Feedback), São-nos fornecidos os endereços físicos da Aljazeera e os seus contactos telefónicos (Contact Us) sem oferecer os contactos directos dos jornalistas.
A História da Aljazeera não apresenta nenhuma interactividade, somente dados (About Aljazeera) tal como a página dedicada às frequências para captar o canal Aljazeera TV por cabo ou por satélite (Frequencies), ou mesmo os tarifários para o E-marketing (E-marketing).
A interactividade ainda está nos seus começos com a possibilidade de receber e-mails com notícias do nosso interesse (News Alerts) ou mesmo no telemóvel (Aljazeera Mobile).
Podemos concluir que mesmo oferecendo alguma interactividade o site da Aljazeera encontra-se ainda atrasado em relação aos seus concorrentes directos não usufruindo de todos os meios técnicos disponíveis ou da interrelação jornalistas/leitores não sendo realmente aproveitada. Ainda nos seus primórdios este site não apresenta interactividade suficiente para se apresentar como um Médium por si só mas sim, como uma transposição dos outros Media do canal Aljazeera.
No ciberespaço ainda existe muito para desenvolver e aprender tanto dos cibernautas como dos webmasters, num meio em constante evolução é urgente obter os conhecimentos certos para acompanhar a evolução. O universo virtual torna-se cada vez mais uma realidade que não podemos descuidar correndo o risco de perder a ligação a um mundo que nunca pára.