quinta-feira, março 17, 2005

Internet – O Mundo nas suas mãos.



O contexto da sociedade actual revela-se extremamente acelerada e exigente, onde a tecnologia Internet e Multimedia veio a proporcionar a abolição de fronteiras, o contacto em tempo real, a transparência, a interactividade e, acima de tudo, tempo adicional.
Saliente-se que a Internet faz uso das suas potencialidades "angariando" os "trunfos" dos outros meios de comunicação social. No caso da Televisão a imagem, no caso da Rádio o som. No caso da Imprensa assiste-se, hoje em dia, a um tipo de jornalismo algo diferente do tradicional.
A Internet é sem dúvida um meio privilegiado onde se pode ter um acesso à informação actualizada, de uma forma dinâmica e mais interactiva, se considerarmos todos os outros meios de comunicação. Mas a Internet trás consigo um mundo de questões e problemas. O caso da dependência é um deles. O vício da Internet afecta pessoas de todas as idades e é a mais recente das dependências que pontuam o nosso dia-a-dia. Em Portugal há «ingredientes sociais e culturais que facilitam a ciberdependência» (António Albuquerque*). Mas outra questão igualmente importante será a questão da privacidade. Até que ponto nós seremos livres?
Em suma, a Internet é um meio bastante poderoso, que tem o mundo na "palma das mão" e que, dependendo do uso que se lhe dá, pode ter consequências bastante negativas e até nefastas. Hoje, assiste-se a uma tentativa de adaptação dos meios de comunicação a esta nova forma de difusão da informação, tal como se verifica com a imprensa. Contudo, essa adaptação terá de ser repensada atendendo às características do próprio meio.

Natércia Cordeiro




(*António Albuquerque in noticiasmagazine (DN) 06 março 2005)