segunda-feira, março 14, 2005

Jornalismo real e virtual

REAL - do Lat. reale = res, coisa
que tem de facto existência; que não é imaginário; verdadeiro; efectivo; por oposição a pessoal, diz-se do que é relativo às coisas e não às pessoas; por oposição a nominal, diz-se quando se considera as próprias coisas e não os termos que as exprimem.
.
VIRTUAL - do Lat. virtus
que existe como faculdade, mas sem exercício ou efeito actual; potencial; possível; susceptível de se exercer ou realizar; analógico; diz-se das imagens formadas, não pelos raios reflectidos, mas sim pelos prolongamentos destes.
.
in Dicionário Universal
.
A questão do jornal-online vai além do desaparecimento do jornal físico. Urge, sim, perguntar: que tipo de sociedade estamos a construir com o desenvolvimento do jornalismo-online? Num mundo real, será possível educarmos para o virtual?
Segundo o filósofo francês Pierre Lévy, experimentamos, actualmente, uma espécie de mutação antropológica em que a informática dá vida a um novo tipo de homem: o Homo informaticus. Esse mesmo mundo permite-lhe chegar a qualquer lugar, estando virtualmente presente em qualquer lugar, e cada vez mais ausente da realidade. O jornalismo educa. Ou deverá educar. Saibam, pois, os jornalistas desta nova era virtual criar uma sociedade fundada em pilares reais. E que possam eles perceber a influência das suas palavras nos outros. De uma vez por todas.