quinta-feira, março 03, 2005

«Links rules»

Aqui e agora, eu e tu temos encontro marcado. Neste texto, eu o autor e tu o leitor cumprimentamo-nos (Olá, como estás? Estou bem, e tu? Bem, muito obrigado? Eu também.) e confundimo-nos: eu sou tu e tu és eu e os dois somos tu e eu. Não estamos sós! Também está aqui uma terceira pessoa: o editor. Não o ignoremos! Temos então autor, leitor e editor todos juntos num texto. Um texto onde aquele que chega é, ao mesmo tempo, um potencial autor, leitor e editor. Quem julgaria isto possível? Viva o texto, viva o hipertexto.
_
Viva o Hipertexto», by Luís Ene, in Ene Coisas (clique nas ligações se lhe apetecer partir numa viagem sem regresso)
_
Somos um, no todo da internet. Não é difícil estar-se acompanhado. Mais difícil é estar-se sozinho. A interactividade proporcionada pelo meio em causa a isso convida. Ao nível investigacional, da mesma forma que as hiperligações - em geral - e o hipertexto - em particular - devem ser encaradas como uma densa floresta: recheada de uma diversidade incrível, mas com traiçoeiros pântanos. As potencialidades são assustadoras. Sejamos prudentes, ao seguir links. Sejamos, essencialmente, espertos, ao fazê-lo.
_
Já agora... Vejam lá este, para experimentarem a interactividade entre quem escreve e quem lê. E quem edita, claro...