sexta-feira, março 04, 2005

Webjornalismo - o futuro do jornalismo

O aparecimento de novos meios de comunicação veio alterar o mundo do jornalismo; os tradicionais jornalismos (escrito, radiofónico e televisivo) entram numa fase de adaptação, adaptação ao digital e ao multimédia, muito mais complexo do que o simples jornalismo online. O webjornalismo pode superar o actual jornalismo online visto este não passar de uma transposição dos velhos jornalismo anteriormente referidos.
A Internet, numa primeira fase ligada ao meio escrito, depois ao radiofónico e ao televisivo, assume-se cada vez mais como o motor desta "revolução jornalística". De facto,a Internet pode conciliar as suas capacidades com as necessidades da televisão e da rádio, pois estes meios estão mais dependentes do som e da imagem. Televisões, rádios, mas também os jornais, só têm a ganhar com o aproveitar das enormes potencialidades da Internet.
Destaco vários factores positivos no meio Internet: o imediatismo das respostas, a actualidade e a capacidade de ser quase instantânea. Isto permite um maior relacionamento entre emissor e receptor, em suma, o objectivo do webjornalismo, criar "um jornalismo participado por via da interactividade entre emissor e receptor".
A diferente utilização do texto também é um elemento a ter em conta. Na Internet o texto não é tão linear, usam-se links, completam-se os textos com outros textos mas também com imagem e som.
Quanto ao som, este tem enormes potencialidades e consegue acrescentar credibilidade e objectividade à notícia. O uso de RM`s (registos magnéticos) pode ser bastante positivo quando se trata de som, tal como a utilização de outros textos preenche o texto base.
Tal como o som, também o uso de imagens em sequências de vídeo pode ser sinónimo de objectividade e veracidade. A velha máxima "uma imagem vale mais que 1000 palavras" adquire, neste contexto, toda a sua dimensão, potenciando todas as capacidades do webjornalismo, legitimando-o.
A Internet é um meio de comunicação cada vez mais essencial e indispensável, e a migração dos tradicionais meios de comunicação (jornal, rádio e televisão) para a Internet só comprova toda a sua relevância e um enorme leque de opções e potencialidades por aperfeiçoar e explorar.
Acima de tudo há uma maior imediatez, e o leitor/cibernauta assume o comando do contexto informativo; é ele que decide o que ler, ver e ouvir e quando o fazer, podendo completar a informação com outros textos, músicas, fotografias, vídeos, etc.
Ademar Martins Dias - Nº 21830
Ciências da Comunicação - 4º Ano
Variante de Comunicação Social / Jornalismo