segunda-feira, março 28, 2005

Webjornalismo

O jornalismo na “Web” apresenta-se como um compêndio de dados que junta o melhor de cada “velho” Medium: o ponderado e preparado da Imprensa, o som da Rádio e a Imagem em movimento da Televisão.
Mas será a Internet somente uma junção dos velhos dados apresentados num “remake” noticioso que já conhecemos? Creio que não, além da constante actualização dos conteúdos, o simples facto da interactividade ser possível dentro e fora dos Media acrescenta uma visão mais pública, relembrando a “ágora” grega onde cada um pode contribuir, desde que seja um “cidadão electrónico”. A existência de Hiperligações permite-nos desenvolver mais as notícias, nos aspectos que são do nosso interesse ou do nosso desconhecimento, de forma a reconstruir a realidade que por norma os outros Media falham por tempo, espaço ou mesmo opção. Com a explosão da Internet como Médium é-nos possível aceder a uma informação mais alargada, cujo conteúdo não se limita àquilo que nos é dado mas sim àquilo que conseguimos descobrir na rede.
Obviamente esse leque alargado está repleto de hoax e notícias tendenciosas referentes a um mesmo tema. Mas as notícias não são todas elas tendenciosas? Certo, essa conversa é mais para termos na aula de Ética e Deontologia. O verdadeiro desafio do webjornalismo é criar nos utentes o conceito de veracidade que os outros Media demoraram anos a criarem. A virtualidade própria do meio leva-nos a vê-lo como uma fácil manipulação, se não for associado a um grupo físico, cujo nome seja sinónimo de veracidade indiscutível.
A participação da população em geral na produção de notícias e o seu posterior consumo está a tornar-nos cada vez mais activos no mundo Real através do Virtual. A liberdade de palavra está em alta, sendo que mesmo quando “barrados” num determinado site podemos criar o nosso próprio blog ou fórum php com muita facilidade de forma a poder expressar o nosso descontentamento. O jornalismo de amanhã será construído por quem vive as notícias, sendo o papel dos jornalistas actuais o de seleccionar para nós aquelas que mais se amoldem aos seus habituais visitantes dos seus portais/jornais.