quarta-feira, abril 20, 2005

Blogs: Uma «ágora» na Internet


Em relação ao tópico da liberdade total de circulação de ideias nos blogs, podemos associar isto a algumas ideias defendidas por Habermas, nomeadamente, no que toca ao conceito de “esfera pública”.
A ágora era a praça pública onde se realizavam as assembleias e reuniões na Grécia Antiga, um espaço em que todos os indivíduos podiam expor livremente as suas ideias, sugestões e comentários. Aí, os cidadãos podiam praticar a liberdade de pensamento e expressão nos mais variados domínios do saber. Assim, a ágora, que ocupava na sua génese um espaço físico, uma praça pública delimitada, pode ser agora transportada para um novo espaço, o virtual, na Internet. Assim, originou-se uma nova forma de mediação entre o público e o privado, dado o aparecimento dos blogs que permitiram, por sua vez, novas aparições do “eu” no espaço público.
Esta é uma associação interessante que nos reporta a um período da história onde a circulação de ideias se assemelha, em muito, com esta questão dos blogs. Vendo bem, só muda o meio pelo qual a circulação de ideias é feita, agora de forma virtual.