sábado, abril 02, 2005

CD-Rom, informação na palma da mão

Seguindo os passos das revistas especializadas em Informática, todo e qualquer jornal já apresenta ou apresentou um CD-Rom exclusivo, alusivo a um tema (música, jogos, eventos culturais ou históricos etc.).
A informação dispensada é sempre muito densa, mas apresentada de forma visualmente agradável e intuitiva na sua navegação. Desta forma o saber é transmitido aos utilizadores de uma maneira mais suave e estimulando vários sentidos para que seja facilitada a sua compreensão.
As possibilidades do Multimédia favorecem em muito a comunicação ao permitir tanto a leitura como a audição e o visionamento de imagens ou filmes aportando aos temas uma maior oferta não linear de saberes. Aliada à diversidade de dados oferecidos, não podemos esquecer a facilidade de transporte e de armazenamento dos CD-Roms que nos permite condensar obras inteiras num pequeno disco. Cada vez mais a informática e as suas aplicações apoderam-se das nossas vidas tornando as ligações entre objectos e humanos mais intensas e extensas (tanto pode ser feito com tão pouco!), tornando o computador a ferramenta do homem moderno. A possibilidade de nos ligarmos à biblioteca de Alexandria virtual que é a Internet acrescenta mais uma hiperligação para os temas do nosso interesse encontrados no CD-Rom. Mais uma vez a interactividade age como um efeito dominó permitindo atingir e apreender dados mais rapidamente e facilmente que através de livros ou pesquisas físicas “in loco”. Para quem as saiba usar, as “novas” tecnologias são uma aproximação da informação junto do Homem e não o contrário como antes acontecia, centrando o esforço mais na vertente meditativa do conhecimento em vez de na sua pesquisa.
A evolução já tem um nome: DVD-Rom, mais capacidade de armazenamento, mais rapidez para juntar mais informação com mais precisão. Não tarda nada, já lá chegam as revistas não informáticas, por agora elas andam pelos DVD-Rom Double Layer. Cá vos esperamos.