terça-feira, abril 05, 2005

CD ROM: uma fonte de armazenamento pouco lembrada

Mais uma vez, fui ao google pesquisar. Iniciei a minha busca com os seguintes termos: “vantagens do CD ROM”. O primeiro resultado foi o do CD ROM do ciclo de engenharia. Este site brasileiro mostra um novo produto, que consta num grupo de livros sobre esquema eléctricos de linha nacional e importada e com informações técnicas para o ramo de reparação automotora (um total de 14 livros). Obviamente que há uma enorme promoção ao produto, dizendo até que este CD ROM “tem busca rápida” e “È um gerenciador de banco de dados”.
O resultado logo abaixo foi o de um Workshop de treino rápido, com cursos multimédia em CD ROM.
Poderia continuar mas parece-me que já perceberam onde quero chegar… Não é, de todo, difícil reparar que todos os resultados remetiam para aquisição de CDs ROM e leitores de CDs ROM. Ponho as seguintes questões: Porquê estes resultados? Qual o critério utilizado para que os resultados estejam dispostos desta maneira? (foi apenas um desabafo que nos levou de novo à temática dos posts anteriores).
Voltando ao assunto principal, a minha intenção não era realmente saber quais os CDs ROM que posso adquirir, sobre que temática e onde. Eu gostava mesmo de saber quais as reais vantagens de utilização deste recente instrumento de armazenamento de informação.
Uma vez que não encontrei o que buscava, aqui vai a minha reflexão sobre a utilização do CD ROM: Este instrumento de armazenamento de dados, estejam eles sobre a forma de texto, imagem ou som, permite compilar grandes quantidades de informação num suporte digital. Parece-me óbvia a vantagem de o podermos levar para todo o lado e consultar a qualquer momento se, claro está, dispusermos de um computador para o ler.
Lembro-me que o primeiro CD ROM a que tive acesso, foi o da Diciopédia da Verbo. Muitas vezes o consultei para elaborar diversos trabalhos escolares. Hoje em dia nem procuro informação neste tipo de suportes, pois prefiro recorrer a bibliotecas ou à Internet. Devo até admitir que nem sequer me lembro que existe este tipo de suportes informativos. Também não ajuda o facto de a maioria dos CDs ROM temáticos terem um preço considerável.
No geral, penso que o uso de CDs ROM não está ainda generalizado, uma vez que, tal como eu, muitas pessoas tendem a procurar a informação noutros suportes, nomeadamente, na Internet.
Deixo então umas perguntas no ar: se o acesso fosse facilitado, não haveria uma maior procura? Se, por exemplo, nas bibliotecas também houvessem grandes estantes de CDs ROM não estaríamos mais familiarizados com esta fonte de informação?