sexta-feira, abril 15, 2005

Diversidade e Democracia

Será repetitivo dizer que há blogs para todos os gostos, mas não é mentira, nem tam pouco devemos ignorar o fenómeno a que assitimos - uns mais atentamente que outros.
.
Será literatura? Será jornalismo? Será política? Economia? Sociedade? Poesia? regional? Nacional? Global?... Alguns tudo isto, outros apenas um diário.
.
Sem me querer demorar, apresento-vos blogs temáticos bastante interessantes e que, no fundo, reúnem em si um pouco de tudo o que é ciência. Visito-os praticamente todos os dias, e, todos os dias, cresço um bocadinho com eles. É quase como ler o "inabalável" Público. Boas viagens!
.
Terra da Alegria - 7 bloggers publicam, sempre à sexta-feira, uma reflexão sobre a religião, sobre Deus, sobre crenças. Tornou-se um ritual, fizeram um logótipo e tudo. Grafismo acessível, sem links para blogs que não os dos colaboradores do espaço.
.
Escrita Ibérica - Fernando Esteves Pinto, escritor com obras publicadas, lançou-se na blogosfera com a sua literatura agreste, ácida, por vezes cruel ou incomodativa. Agita, e isso é bom. Não recomendável a [falsos] puritanos.
.
Policromia - vive - como o nome indica - das cores das fotos publicadas (sem referências aos autores, no entanto). Diria que é charmoso, encantador e leve. Bom para ler nos momentos cinzentos.
.
Vida de Casado - Só fala disso mesmo: da vida de casado, mas visto pelos olhos de um homem. Hilariante, inspirador e muito criativo. Aconselho a quem esteja down.
.
Do Portugal Profundo - polémico, interessantíssimo, já valeu um processo em tribunal ao seu autor, por divulgar informações sobre o caso "Casa Pia". Apreenderam-lhe PC's, buscaram-lhe a casa e o carro da mulher. Tudo porque se expressou livremente, na internet, num blog. De facto, foi o primeiro blogger português acusado em nome da liberdade de expressão.
.
1001 pequenas histórias - um dos meus preferidos, talvez pela simplicidade da escrita e pela enormidade do seu sentido. O blogger - Luís Ene (co-autor do primeiro livro português sobre blogs) propõe-se a escrever mil e uma pequenas histórias. No momento da publicação deste post, Ene contava 846 histórias na blogosfera e duzentas e tal publicadas num livro lançado este mês. Excelente!