segunda-feira, abril 11, 2005

A Era dos blogs

Está na moda. É "giro" ter um blog e estar sempre a escrever muitas coisas, partilhar com os amigos os nossos dias, os nossos pensamentos, a nossa vida. Está na moda ter um blog.
Mas há blogs e Blogs. Faço esta distinção por achar que há que diferenciar os blogs que são simples diários dos Blogs que realmente tratam assuntos actuais e pertinentes, que interessam a muito mais pessoas para além do circulo de amigos. Aqueles que qualquer pessoa pode ler como se de uma revista "especializada" se tratasse. E por isso, encaixo neste grupo os blogs temáticos, os com ligações politicas e os de estudantes (entre outros).
É destes últimos que vou falar um pouco, dos blogs de estudantes, professores, disciplinas ou cursos.
Quando queremos saber mais acerca destes blogs não é nada díficil. Vamos a um motor de busca e já está! Dezenas de blogs escritos por alunos e professores de cursos variados. E embora cada um deles esteja subordinado ao seu tema, são muito similares. Em todos assistimos aos desabafos, críticas ou simples narrativas (de carácter informativo ou não) de pessoas que frequentam o ensino e decidiram deixar o seu legado na blogosfera. Todos eles nos dão moradas de links úteis, quer estes sejam de outros blogs da àrea, de sítios electrónicos ligados à temática em questão, enfim, um mar de informação contido num "simples" blog.
E depois temos aqueles que claramente são escritos por obrigação e aqueles que nascem de um desejo de comunicar e partilhar informação. Mas é sempre interessante entrar e ler.
Por exemplo, encontrei um escrito por um professor (da nossa àrea) da universidade do Porto, que fala sobre diversos assuntos, como comunicação (obviamente), actualidade, blogosfera, sociedade, etc. O blog chama-se "JornalismoPortoNet weblog" e merece ser visitado.
Ainda dentro da àrea da comunicação, encontrei outro, este por sua vez é americano, e que se chama "A J-School Year". É muito semelhante ao anterior, mas menos completo (a meu ver). Mas vale sempre a pena lá ir, nem que seja para ler o post sobre a ética na blogosfera ou para perceber como é que, apesar de tão distantes, estes alunos americanos podem ser tão parecidos conosco.
Encontrei ainda outro, escrito por estudantes de enfermagem do Instituto Superior de Sáude do Alto Ave, que não só tem dicas bastante úteis para os estudantes da àrea, como também para qualquer pessoa que o visite. Li neste blog, de seu nome "Futuro Enfermeiro", um post que falava em como podemos substituir algumas coisas que comemos e estão carregadas de calorias por outras que são muito parecidas e não têm tanto valor calórico. Muito interessante.
A lista de blogs deste género é imensa e poderia ficar aqui a escrever sobre muitos outros, mas penso que não vale a pena. Ao visitarmos os blogs sugeridos acima, podemos ter uma clara ideia de como eles funcionam, do seu estilo próprio. São blogs escritos por estudantes e professores para estudantes e professores. Que mais se pode dizer?