segunda-feira, abril 18, 2005

Era uma vez…

Era uma vez um weblog, ou mais conhecido por blog, uma espécie de “diário virtual”, em formato electrónico, hospedado na Internet.
O mundo da “blogosfera”, acessível a muitos milhões de pessoas, é um mundo onde a liberdade de escrita e troca de opiniões é total, constituindo um espaço onde qualquer pessoa pode dizer o que pensa sobre um determinado assunto, numa troca de conhecimentos instantâneos. Blog é a abreviação das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo onde os navegadores registavam os acontecimentos das viagens). Os posts, ou seja, os textos publicados, são dispostos de forma cronológica, de modo a que o texto mais recente apareça em primeiro lugar, no topo da página. Regra geral, a maioria desses sites possui um sistema de comentários. A simplicidade e a gratuidade do sistema fazem com que os blogs se tornem, cada vez mais, numa moda que, ao que parece, não é passageira.
Nos anos 70 apareceram os glogs (CyborgLog). Estes consistiam em diários pessoais feitos pelas rádios amadoras – estes foram os antepassados dos blogs. Nos anos 90 começaram a surgir os fóruns na Internet, as listas de e-mail, a “Usenet” e os “bulletin boards”. Os blogs, por assim dizer, só nasceram em 1997. O seu nome deve-se ao norte-americano Jorn Barger, que utilizou o termo para definir as páginas pessoais que utilizavam ferramentas que permitiam a ligação a outras páginas e o uso de “blogrolls” (gestão de links) e “trackbacks” (gestão de arquivos) e, ainda, comentários aos textos publicados.
Mas a evolução dos blogs só ocorreu em 1999 com o aparecimento do Pitas, um site que tinha bastantes semelhanças com os blogs actuais. O Blogger surgiu logo depois, tornando-se na ferramenta mais utilizada, hoje em dia, para a construção deste tipo de sites.
As primeiras ferramentas utilizadas pelos blogs, foram criadas por Dave Winer com a invenção do serviço de “trackback”, ou seja, a possibilidade de ligação de blogs a textos pessoais mais antigos, através de um link na própria página. Através dos links criados na página de cada um dos blogs, que por sua vez, conduzem a outros, e através do sistema de comentários, surgem as chamadas comunidades virtuais.
Em 2002 deu-se a expansão dos blogs. Os manuais de utilização e construção de blogs começaram a surgir em massa. Já em 2003, surgiram também os primeiros blogs especialistas em política, nomeadamente, os de Daniel Drezner e de J. Bradford DeLong. O surgimento do Open Software permitiu uma actualização constante e desenvolvimento mais acelerado das ferramentas utilizadas.
Em Portugal, o blog considerado fundador deste movimento foi a “Coluna Infame” dos jornalistas Pedro Mexia, Pedro Lomba e João Pereira Coutinho.
Segundo uma pesquisa na Blogcensus, o português é apontado como a segunda língua mais utilizada nos blogs (só perde para o inglês).