segunda-feira, abril 18, 2005

Jornalista ou Blogger???

O mundo da “blogosfera” é, muitas vezes, equiparado ao do jornalismo. No entanto, tratam-se de dois “campos de batalha” distintos. Uma das principais características dos blogs é o facto de serem mais opinativos do que informativos. Saliente-se que, os jornalistas têm uma formação específica para o exercício da sua actividade ao contrário dos "bloggers". A “blogosfera” não exige especialistas ou profissionais qualificados para publicar seja o que for on-line. Já aos jornalistas é exigido o rigor, a confirmação das fontes, credibilidade, ou seja, têm de seguir o código deontológico. No entanto, ambos apresentam aspectos semelhantes. Os "bloggers" e os jornalistas trabalham com assuntos que interessam à sociedade e, para além disso, permitem a aproximação com o público.
Outro aspecto é que os blogs primam sempre por serem, ou por terem, um cariz pessoal, o que não pode, ou não deve acontecer no jornalismo, dado a um factor denominado PROFISSIONALISMO.

Saliente-se que, os weblogs podem-se tornar num importante instrumento de comunicação entre os seus autores, a comunidade onde se inserem e a sociedade em geral. Podem-se criar mesmo espaços de reflexão sobre uma área, disciplina ou curso, como por exemplo, as ciências da comunicação. No Ponto Media, um blog de António Granado, é possível encontrar informações sobre o mundo da comunicação com ligações a artigos sobre esta temática, para além discussões sobre vários assuntos sobre a área. É mais um blog, à semelhança de muitos outros, que possibilita um espaço reflexivo, de análise e discussão.