sexta-feira, abril 22, 2005

Televisão Digital

A Era do individualismo global chegou. Já ninguém se restringe à sua televisão generalista cujo teor deixa muito a desejar. A personificação dos conteúdos orienta-nos para uma televisão de qualidade, pelo menos segundo prisma de cada um.
A simbiose Internet/televisão traz a este conceito a mobilidade própria de uma sociedade em constante evolução no tempo e no espaço. Ficar em casa para ver televisão? Uma perda de tempo! A televisão, ou melhor dito, o seu conteúdo deve ir atrás de nós. Telemóveis, PDA, Laptop, os nossos programas favoritos devem poder acompanhar-nos e seguir o nosso ritmo de vida. Essencial também é poder oferecer-nos a possibilidade de participar activamente nestes mesmos conteúdos. Através de votações, fóruns ou mesmo participação ou mesmo participação directa por webcam, a televisão torna-se participativa procurando emular os jogos de computador on-line em que nos tornamos parte da acção.
Os telemóveis são os nossos novos brinquedos, cada vez mais computadores “de mão”, a capacidade de telefonar está a tornar-se mais uma opção no meio de tantas outras. Tal como a Internet nos seus primórdios, estas novas opções são um reaproveitamento do que já existe noutros Media (TV, e Internet por exemplo).
O futuro aponta para um especificação dos conteúdos dos telemóveis, sendo futuramente exclusivos ao Médium, tornando-se únicos e realmente diferentes. Para variar estamos ainda muito atrás do que está a ocorrer no resto do mundo industrializado, mas devagar iremos chegar ao mesmo sítio. Esperemos.