quarta-feira, abril 27, 2005

A Web matou a verdade?


Segundo um artigo da revista Exame, não se pode confiar mais nas publicações on-line, pois uma boa parte delas são amadoras e erradas. Um dos problemas é que, tal como nos diz John C. Dvorak (colunista norte-americano), a informação na Web é uma faca de dois gumes. Primeiro é fácil corrigir coisas erradas (…) Depois, é tudo maleável. Se a data está errada vamos lá e mudamos. O colunista acredita que nenhuma informação correcta irá sobreviver. E este sim é um verdadeiro problema. A parte mais angustiante é o facto de que hoje se ensina nas escolas a pesquisa na Internet como uma ciência. Embora a Internet tenha as suas vantagens e seja uma fonte rápida de acesso à informação, tornou-se numa fonte duvidosa e cada vez pior. Ao contrário do que ocorre na Web, o texto impresso é como se estivesse escrito na pedra. Jornalistas já publicaram como notícia, em jornais americanos, boatos veiculados na Internet.
A única maneira da verdade sobreviver será não acreditar em nada e descobrir, se possível, a fonte original, o dado verdadeiro, pois a Internet estica a verdade como um elástico e não é uma fonte credível.

John C. Dvorak escreve sobre informática nas mais importantes publicações especializadas do mundo. Encontre Dvorak em http://www.dvorak.org/.