sexta-feira, maio 13, 2005

Convergência dos media

Se é verdade que os meios tradicionais (televisão, rádio, jornal) dificilmente se extinguirão, verdade será também que o panorama actual nos conduz à convergência dos media. A evolução tecnocientífica impele-nos no caminho da fusão e apresenta-nos inúmeras vantagens até então impensáveis. Homebanking, netshopping, voz na Net, dados através de plataformas digitais, intercast, webcast, Web-TV, etc, são conceitos que cada vez mais farão parte do dia-a-dia de todos nós.
.
Através da leitura deste documento, de Francisco Rui Cádima, descobri que em 1997 veio a público um documento que pretende regulamentar e orientar a utilização dos novos meios de comunicação. O "Livro Verde da Convergência" explica as vantagens, os perigos e os novos desafios que se apresentam aos meios de comunicação social, alertando para a necessidade de "apanhar o comboio da europa". Incrível é também a importância dada à questão económica. Será impossível pertencer à futura Europa dos 25 sem a inovação tecnológica aplicada à comunicação. conforme Cádima no mesmo texto, "Os desafios para a sociedade europeia destes novos serviços e conteúdos são de enorme relevância, nomeadamente porque a integram mais rapidamente num processo global da economia e do comércio electrónico."
.
Mais uma vez, e lembrando que esta disciplina se intitula "Pedagogia dos Media", a questão da educação para os media continua a revelar-se o calcanhar de aquiles dos mentores do digital. A educação e a formação para a convergência dos media são de facto essenciais para que os europeus possam dominar com sucesso a nova era digital. Segundo Cádima, "o relatório do Grupo de Alto Nível [sugere] que os Governos nacionais concedam mais importância à educação em matéria de meios de comunicação social nos programas escolares, desde os primeiros anos de aprendizagem".
Os últimos dez anos são a prova de que pouco ou nada se fez neste sentido. Talvez seja por isso que muitos possuem um telemóvel de 3ª geração e não conheçam as suas potencialidades.
Julgo que já é tempo de aceitarmos o caminho da convergência dos media como algo natural e criador de novas mentalidades e ideologias. Estou convencida que estamos prestes a assistir a uma nova revolução tecnológica. E fico contente por fazer parte desta geração digital.
Nunca o digital poderá substituir o tradicional, mas será sempre interessante assistir ao "duelo" que se vai travando.
.
E só para que conste:
"CONVERGÊNCIA significa a conjunção de 3 áreas: telecomunicações, media e informática, possibilitada pela tecnologia digital. A mudança de um paradigma analógico para um digital é simbolizado por uma linguagem multimédia de fusão texto-som-imagem tratada digitalmente e canalizada pela Internet. A redefinição de fronteiras entre domínios tradicionais da comunicação mediática (jornalismo e publicidade) e não mediática (educação) é um dos efeitos de novas estratégias empresariais e novas tecnologias e rotinas profissionais".
.
by Fernando Cascais