quarta-feira, maio 18, 2005

A Era dos Blogues 2

Tal como já tinha referido na minha post anterior, os blogues têm diversos perigos.
Em primeiro lugar não há nenhuma organização que controle os blogues (pelo menos que eu saiba). Como não há nenhum mecanismo de defesa, o indivíduo pode usar a sua liberdade com “más intenções”. Os blogues podem servir para divulgar conteúdos que aos olhos da nossa sociedade parecem proibidos. É o caso da pornografia, pedofilia, ou mesmo temáticas bélicas como o são instruções para fabrico de bombas e outra qualquer arma de guerra, funcionando deste modo como um “ajudante do terrorismo”.
Por outro lado os blogues podem constituir um ataque à privacidade das pessoas. Imagine-se um blogue utilizado por um grupo de amigos. Não é difícil imaginar que podem surgir problemas com o que é dito sobre determinada pessoa ou situação, tal como podem surgir confusões com a forma como algo é dito. Este casos devem-se à dificuldade de expressão de sentimentos via Internet, apenas são perceptíveis quando devidamente explicados.
Agora deixo uma opinião muito pessoal. Os blogues têm vantagens comunicacionais, mas este é para mim o ponto negro deste instrumento. Os blogues contribuem (pelo menos podem) para um baixo conhecimento do português, pois é comum vermos utilizadas abreviaturas nos meios electrónicos (que = k). A degradação da língua também acontece porque se reduz a forma de comunicação mais tradicional, a fala.
O mesmo acontece nos telemóveis com as mensagens (SMS). A dificuldade surge quando o receptor de uma dada mensagem não conhece os códigos que lhe permitem entender essa comunicação.
Estes são alguns dos problemas dos blogues. Há mais, certamente, mas as vantagens deste meio são tão grandes que apesar de tudo penso que vale a pena correr o risco.