quarta-feira, maio 18, 2005

A Era dos Blogues

No início do século XXI proliferam os blogues. Estes utilizam a ligação via Internet e exploram novas possibilidades de comunicação, assumindo-se como um excelente veículo da liberdade do indivíduo.
Os blogues podem servir várias temáticas, podem ser de cariz pessoal, cultural, político, etc. Não é difícil encontrar um blogue de um grupo de amigos que se conhecem há vários anos e que têm gostos semelhantes, bem como não é difícil descobrir um blogue que apoie uma determinada facção política.
Nos termos desta cadeira, cabe salientar blogues que privilegiam a área da comunicação. De facto, os blogues permitem que se discutam temáticas que habitualmente não são referidas no dia a dia, quer porque não são interessantes, quer pela dificuldade em discuti-las na praça pública.
Mas mais uma vez em tudo o que é bom também há coisas más. A mesma liberdade que se atribui aos blogues também pode funcionar como condicionante. Os conteúdos não são controlados e os blogues podem servir para a proliferação de conteúdos perigosos, mas neste campo as características culturais condicionam o que pode ou não ser perigoso.
No entanto, considero que o acesso às mais diversas opiniões, das mais diversas personalidades, é a grande mais valia dos blogues. Neles temos acesso às considerações dos grandes pensadores do nosso país (Abrupto, Ponto Media, Jornalismo e Comunicação) e também nos podemos divertir um pouco (Gato Fedorento).