quarta-feira, maio 18, 2005

A Era dos CD`s e dos DVD`s

Tanto o cd-rom, como mais recentemente o dvd, são dispositivos que revolucionaram a forma de armazenarmos informação. A chegada destes utensílios permitiu uma maior capacidade de armazenamento, bem como a possibilidade de guardarmos texto, imagem, som, um sem fim de formatos.
De facto, a revolução dos cd`s e dos dvd`s não se limita ao armazenamento. A passagem de informação também saiu facilitada. Estes formatos podem conter livros inteiros, o que só por si, em termos de espaço é muito vantajoso, pois um simples cd ou dvd pode conter uma dezena de livros em formato de hipertexto, facilitando o transporte desses dez livros. Imaginemos daqui a dez anos um estudante do ensino básico a ir para a escola com o seu cd e não com a mochila cheia de livros.
Quero agora destacar um produto que mostra ter estas vantagens. Trata-se da Diciopédia 2003 em formato de cd, num conjunto de quatro cd`s. Só para citar algumas das capacidades desta Diciopédia, ela possui vários dicionários, atlas, conteúdos multimédia, enfim, uma enormidade de informação que na sua forma impressa encheria a estante de qualquer pessoa. A facilidade com que acedemos à informação neste formato é também impressionante, bastando para tal fazer uma pesquisa com as que se fazem em qualquer motor de busca da Internet.
Muito mais do que uma questão de espaço e tamanho, a vantagem destes formatos (cd e dvd) reside na sua multiplicidade de formatos, conteúdos e informação.