quarta-feira, maio 18, 2005

O Ataque das Publicações On-Line

O mundo do jornal evoluiu muito desde a chegada da Internet. Jornais tão importantes no panorama nacional como o Público, Expresso, Jornal de Notícias, Correio da Manhã, ou mesmo os desportivos, A Bola, Record e O Jogo voltaram-se para os meios de comunicação electrónicos.
Mas estes jornais não se limitaram a passar o seu conteúdo para este novo meio. Muitos destes jornais possuem redacções para a publicação on-line, redacções independentes da “redacção-mãe”.
As novas potencialidades que a Internet permite utilizar também beneficiam as publicações on-line: o acesso às edições anteriores é um dos factores que eu acho essencial, isto para além das pesquisas que se podem fazer neste meio.
Mas o fenómeno dos novos meio electrónicos também proporcionou uma nova “espécie”, as publicações que são exclusivamente on-line. Volto a dar exemplos: Diário Digital, Infodesporto, Algarve Portal.
Estes três exemplos são publicações meramente on-line, mas que se actualizam com grande frequência, mais até do que muitas das publicações escritas que passaram ao meio electrónico.
Por outro lado, estes casos mostram uma maior facilidade de navegação com as temáticas claramente mais visíveis e de fácil acesso. Assim torna-se mais fácil procurar uma determinada informação, seja ela da área económica, política, cultural ou até desportiva.
Como se pode ver, a Internet permite, pela sua constante actualização, o aparecimento desta nova espécie de jornais, os jornais on-line que pelo menos complementam a informação das publicações escritas.