sábado, maio 07, 2005

O jogo começou, vou-me embora!

Nunca fui uma grande adepta dos vídeo jogos, talvez por isso tenha alguma dificuldade em falar neles. Nunca fui uma jogadora e acho que nunca quis ser por ver a obessessão vivida pelos meus queridos amigos. Horas e horas e horas á frente do computador.Noites, dias de praia, conversas, passeios de bicicleta trocados pelos vídeo jogos. De repente senti-me fora da dimensão de alguns, as conversas eram do género: "épa e já viste, se atropelares uma grávida os pontos são a dobrar". Mas o que era aquilo, os meus amigos estavam transformados em assassinos virtuais e aquilo dáva-lhes imenso gozo! Nunca consegui perceber. Menos ainda percebo qual será a funçao pedagógica e educativa, já para não dizer física e intelectual. As tradicionais brincadeiras das crianças são trocadas por tardes fechados num quarto, de preferência com pouca luz, "senão não vejo bem o ecrã prima". Ler tornou-se uma "verdadeira seca", quando se tem um jogo novo. E os jogos em rede entre amigos dentro da mesma casa... Tenho que dizer que esta realidade é quase surreal para mim! Não consigo ver nada de bom.
No entanto tenho de tirar o chapéu ás empresas que colocaram no seu site um joguinho muito suave e bastante viciante, imagino aquela grande percentagem de viciadissímos em jogos, devem ter adorado a ideia e de certeza que divulgaram a muitos amigos. Excelente maneira de fazer publicidade