domingo, maio 01, 2005

Os Jogos On-line… ai que saudades!

Já lá vão os tempos em que jogava on-line… não dá para juntar ao meu curso, ao meu trabalho e a namorar. Ainda pensei desistir do curso mas optei por deixar os jogos on-line por um tempo.
As comunidades que se criam on-line nos jogos são simplesmente uns círculos de amigo mais abrangente do que o limitado geograficamente pelo nosso passo ou carro. Muitas horas passadas a jogar computador lembram-me muitas exclamações minhas:
JÁ SÃO 7 DA MANHÃ?!?!
É SÓ PASSAR ESTE NÍVEL E VOU-ME DEITAR!
Que trouxeram alguns problemas na hora de continuar uma vida física (visto a virtual ser mais que activa, sendo no Baldur’s gate[1], Everquest[2] ou mesmo num FPS[3] para descarregar os nervos tipo Counter-Strike[4]. Além das jogatinas memoráveis lembro-me da involvencia e cada vez mais detalhada interacção entre os utilizadores dentro e fora do ecrã. Muitos parâmetros a controlar dentro dos jogos, e muitos desabafos ouvidos pelo meu ecrã e auriculares. A vertente humana essencial não inibe a parte teórica tão importante para os nossos professores em qualquer tema desenvolvido. Aprendemos cada vez mais pelos jogos por serem tão reais. Que seja o Flight Simulator[5] ou qualquer jogo de vida real (Sim’s)[6], jogos baseados em forças especiais (Socom referido pela Cristina e pela Nicole) ou com base histórica (Day of Defeat)[7]. Aprendemos mais desta forma do que se for um monte de fotocópias a memorizar (não querendo apontar para ninguém). Já imaginaram as nossas cadeiras dadas através de um jogo de descoberta tipo Myst[8] ? Até poderia ser menos maçudo e mais dinâmico que 2,5 kgs de fotocópias no Multicópias.
Aprende-se de tudo um pouco, conhece-se muita gente interessante e como tudo devemos consumir com moderação. Afinal o mundo também existe fora da rede.
[1]Baldur's gate
[2]Everquest
[3]First Personal Shooter
[4]Counter-Strike
[5] Flight Simulator
[6]Sim's
[7]DoD
[8]Myst