terça-feira, julho 26, 2005

Rede Cine Digital é lançada hoje no Algarve

Hoje, às 20h, no Teatro Municipal de Faro, publica o Público (não vejo qualquer referência no site da FCNC), o ICAM faz o lançamento da fase experimental do projecto Rede Cine Digital, com que o instituto quer testar uma nova forma de promover a difusão da produção do cinema e audiovisual nacional, europeu e ibero-americano, e conquistar novos públicos, principalmente nos locais geograficamente mais desfavorecidos.

O tratamento dos filmes a exibir e a sua transferência do suporte película para o digital é feito em laboratórios, em Lisboa. Daí passam para a FCCN e depois, através da Internet, em banda larga, chegam aos "terminais", às "salas digitais" que solicitem a sua exibição ao ICAM. No final de cada exibição - que só pode ser feita no local e na data para os quais tenha sido solicitada autorização -, o filme autodestrói-se, evitando-se assim a sua utilização fora dos termos previstos. (ler mais)

3 Comments:

At 26/7/05 3:41 da tarde, Blogger Softy Susana said...

pena que depois a acção fique centralizada, mais uma vez, em Lisboa...

 
At 29/7/05 10:51 da manhã, Blogger Luís Pereira said...

Neste caso não me parece problemático que isso aconteça, já que a ideia é mesmo descentralizar. Ou seja, em Lisboa os filmes serão passados para formato digital (caso não estejam já nesse formato) e depois poderão ser levados (via banda larga) para qualquer parte do país (com salas equipadas para o efeito) que os solicitem.
Estive na apresentação e parece-me uma ideia extraordinária. Poder-se-á ver cinema que jamais terá uma passagem pelo circuito comercial.
Aí se disse que a empresa que faz essa digitalização se equipou com material altamente sofisticado.
Já agora, as condições do Teatro Municipal de Faro (que também virá a ter um receptor) para a projecção de cinema parecem-me ser muito boas.

 
At 15/8/06 6:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

best regards, nice info
» »

 

Enviar um comentário

<< Home